Afinal, óleo de transmissão não é tudo igual?”
Certa vez um e-mail de suporte nos perguntava se todos os ATFs (óleos de transmissão) eram a mesma coisa, pois de acordo com o frentista do posto onde ele abastece há mais de 20 anos, o que muda é só a marca.
Bem, então vamos quebrar este tabu de uma vez por todas:
Regra um: Se adicionarmos um ATF diferente da marca e características exigidas pelo fabricante da transmissão, ela pode até funcionar, em contrapartida o tempo de vida dela que vai mudar sem que ninguém perceba.
Regra dois: Se as propriedades do ATF usado, for diferente do recomendado a transmissão pode mudar seu comportamento (trancos, patinações e ruídos) e não vai existir mecânico que vai conseguir repara-la, pois não se trata de um defeito.
Regra três: Depois de colocada na caixa, é praticamente impossível se saber qual tipo de ATF foi usado, exceto pela cor exclusiva de alguns fabricantes.
Regra quatro: Saiba de antemão qual tipo é usado pelo seu carro e como verificá-lo.
Regra cinco: Não existem ATFs vitalícios, seja qual for a marca do carro.
Mas afinal para que serve o ATF?
O ATF é um fluido de multi-propósito que, dentre várias finalidades, ele:
– Resfria a transmissão;
– Limpa as peças;
– Lubrifica o sistema;
– Ajuda a transmitir força;
– Garante a pressão interna necessária;
– Inibe depósitos de verniz e impurezas;
– Protege os metais contra oxidação.
O ATF não se deteriora como o óleo do motor que com o uso é esperado ficar escuro, portanto se o fluído de sua transmissão ficar escuro, pare imediatamente pois, algo está errado!
Qualquer ATF contém ingredientes em sua fórmula que melhoram consideravelmente sua estabilidade quanto à oxidação e possui também aditivos inibidores de corrosão e borbulhamento. Com o uso e intempéries, estes aditivos e ingredientes deterioram-se causando a perda da capacidade e viscosidade do óleo. É justamente esta perda que leva a transmissão a funcionar incorretamente até quebrar. Trocar o ATF em intervalos de quilometragem de 40 a 60 mil ou a cada 2 ou 3 anos é extremamente recomendável. Os ATFs mais modernos são mais estáveis e resistentes, podem durar mais, mas também devem ser trocados.
Onde compro ATF?
Nas concessionárias da marca, nas distribuidoras de óleos, no posto de gasolina, nas oficinas especializadas, porém exija somente o que seja do mesmo tipo e aplicação, pois as características devem ser iguais ou superiores ao recomendado.
E quais são os tipos de ATF?
Ao longo dos anos sempre houve uma confusão geral sobre este assunto em função da quantidade de marcas oferecidas. Então vamos conhecer a maioria deles:
Type F – Introduzido pela Ford em 1967 e que foi usado também pela Toyota.
Type CJ – Especial para linha Ford C6. É similar ao Dexron II e não deve ser usado em carros com Type F
Type H – Mais um ATF designado pela Ford e não é igual ao Type F ou Type CJ.
Mercon – Designação atual da Ford, introduzido em 1987. É similar ao Dexron II. Substitui os fluidos Ford anteriores exceto Type F
Mercon V – É o nível mais alto da Ford atualmente. Foi introduzido em 1997 e é destinado à Ranger, Explorer V6 e Aerostar, assim como para os carros Windstar, Taurus/Sable e Continental a partir de 1998. Não deve ser usado em veículos anteriores da Ford.
Dexron – Designação GM para o ATF de seus veículos automáticos.
Dexron II – ATF melhorado com controle de viscosidade superior e inibidores de oxidação adicionais. Pode substituir o Dexron.
Dexron IIE – Fluído GM criado especialmente para suas primeiras transmissões eletrônicas.
Dexron III – Substitui o fluido Dexron IIE e implementa melhor controle de oxidação e corrosão. Foi desenvolvido para uso nas transmissões GM eletrônicas.
Dexron III (H) – Introduzida em 2003, é um nível superior com novos aditivos resiste a alto impacto.
Dexron III/Saturn – ATF diferenciado quimicamente para uso em veículos Saturn da divisão GM.
Dexron-IV – Sem informações até a presente data exceto que foi desenvolvido para uso em muito baixas temperaturas.
Dexron-V – Sem informações até a presente data.
Dexron-VI – Introduzido em 2006 para as transmissões GM Hydra-Matic 6L60/6L80 6-marchas com tração traseira. Pode ser usado como substituto dos ATF Dexron III e III(H).
Chrysler 7176 – Quando de sua apresentação ao mercado era o ATF versão Chrysler para seus veículos de tração dianteira (FWD)
Chrysler 7176D (ATF+2) – Introduzido em 1997, implementa aditivos que permitem circulação do fluxo em baixas temperaturas.
Chrysler 7176E (ATF+3) – Implementa melhor estabilidade para o ponto de ruptura das propriedade do ATF. Passa a usar uma base lubrificante de qualidade superior. Indicado para as caixas de 4 marchas e não deve ser substituído por ATF tipo Merkon ou Dexron exceto quando aditivados para tal.
Chrysler ATF+4 (ATE) – Introduzido em 1998, o ATF+4 é sintético e substituto do ATF+3 anterior. Usado primariamente para os veículos 2000 e 2001, pode substituir e ser usado nas transmissões anteriores, (exceto nas minivans anteriores a 1999 inclusive, equipadas com a 41TE/AE). Neste último caso o ATF+3 é o indicado por ter características que evitam a trepidação do conversor de torque em determinadas situações.
NOTA: A regra a ser seguida é a seguinte: O ATF+4 Chrysler deve ser usado sempre que a especificação do manual assim o exigir. A coloração vermelha original deste óleo não é permanente. Diferente dos outros, ele vai mudando de cor até ficar escuro e ficar marrom. Possui um odor peculiar que modifica-se com o tempo. Por este motivo com o ATF+4 original, não baseie-se na cor e odor, pois é impreciso qualquer julgamento. Use sempre a tabela de troca regular do fabricante, mas que não deve exceder a 60 mil quilômetros.
Chrysler ATF+5 – Desenvolvido para veículos a partir de 2002.
APLICAÇÕES IMPORTANTES:
BMW LT71141 ou LA2634 – ATF especialmente formulado para transmissões BMW.
Genuine Honda ZL ATF – Desenvolvido para transmissões Honda, exceto CVT.
Mitsubishi Diamond SP-II & SP-III – Fórmula especial para Mitsubishi.
Nissan J-Matic – Fórmula criada pela Nissan pra suas transmissões.
Toyota Type T, T-III & T-IV – É o fluido original desenvolvido pela fábrica para suas transmissões Lexus/Toyota.
NOTA: É fácil confundir-se com as inúmeras quantidades de fabricantes e palpiteiros sobre o assunto ATF ou fluido de transmissão automática. Preço é um fator que convida ao erro, portanto siga as especificações técnicas escritas nos rótulos e classificações SAE e API ou então use exclusivamente o óleo original de seu fabricante. Ele pode custar mais caro, mas é o único que não apresenta dúvidas. Como dito no começo deste artigo, usar o ATF errado pode diminuir consideravelmente o tempo de vida de sua transmissão.
TABELA DE APLICAÇÃO DE FLUIDOS HIDRAULICOS
OBs.: Para pesquisar rapidamente na tabela abaixo, pressione CTRL + F e use a busca de seu navegador.
TRANSMISSÃO | FLUIDO RECOMENDADO | QUANTIDADE (L) | PERIODO DE TROCA (KM) |
A140 | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
A140E | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
A240E | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
A241E | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
A245F | DEXRON 2 E | 8,7 | 50.000 |
A340E | DEXRON 2 E | 9,3 | 50.000 |
A340F | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
A340H | DEXRON 2 E | 9,3 | 50.000 |
A341E | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
A343F | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
A404 | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
A413 | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
A44D-E | MERCON 2 | 6,5 | 50.000 |
A44DL | MERCON 2 | 6,5 | 50.000 |
A470 | DEXRON 2 E | 6,8 | 50.000 |
A4BF-3 | DEXRON 2 E | 6,8 | 50.000 |
A4LB-1 | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
A4LD | MERCON 2 | 8,5 | 50.000 |
A500 | DEXRON 2 E | 9,8 | 50.000 |
A518 | DEXRON 2 E | 9,8 | 50.000 |
A540E | DEXRON 2 E | 7,8 | 50.000 |
A541E | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
A604 | DEXRON 2 E | 7,8 | 50.000 |
A618 | DEXRON 2 E | 8,9 | 50.000 |
A650E | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
A670 | DEXRON 2 E | 7,8 | 50.000 |
A6VA | DEXRON 2 E | 7,8 | 50.000 |
AD4 | DEXRON 2 E | 9,5 | 50.000 |
AD8 | DEXRON 2 E | 6,8 | 50.000 |
AL4 | RENAULT MATIC | 6,7 | 100.000 |
AOD | MERCON 2 | 6,7 | 50.000 |
AOD-E | MERCON 2 | 6,7 | 50.000 |
APXA | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
ATX | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
AW 03-72L | DEXRON 2 E | 6,3 | 50.000 |
AW 03-72LE | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
AW 30-40LE | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
AW 30-80LE | DEXRON 2 E | 8,7 | 50.000 |
AW 50-40LE | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
AW50-42LE | DEXRON 2 E | 7,3 | 50.000 |
AW 55-50LE | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
AW 60-40LE | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
AW 70-L | DEXRON 2 E | 7,8 | 50.000 |
AW 71 | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
AX4N | MERCON 2 | 12,4 | 50.000 |
AX4S | MERCON 2 | 12,8 | 50.000 |
AXOD | MERCON 2 | 6,8 | 50.000 |
AXOD-E | MERCON 2 | 6,7 | 50.000 |
BOYA | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
B4RA | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
B6VA | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
B7VA | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
BW35 | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
BW55 | DEXRON 2 E | 6,5 | 50.000 |
C3 | MERCON 2 | 6,7 | 50.000 |
C4 | MERCON 2 | 7,6 | 50.000 |
C5 | MERCON 2 | 7,6 | 50.000 |
C6 | MERCON 2 | 6,7 | 50.000 |
CD4E | MERCON 2 | 6,7 | 50.000 |
CVT FIT | HONDA CVTF1 | 7,6 | 50.000 |
E40D | MERCON 2 | 7,6 | 50.000 |
F3A | DEXRON 2 E | 6,7 | 40.000 |
F3A21-2 | DEXRON 2 E | 6,7 | 40.000 |
F4A21-2 | DEXRON 2 E | 6,7 | 40.000 |
F4A22 | DEXRON 2 E | 6,7 | 40.000 |
F4A23 | MERCON 2 | 6,5 | 50.000 |
F4A33 | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
F4A42-2 | CASTROL TQM SP 3 | 6,7 | 40.000 |
F4A51-2 | CASTROL TQM SP 3 | 6,7 | 40.000 |
F4AEL | DEXRON 2 E | 7,8 | 50.000 |
F5A51 | CASTROL TQM SP 3 | 6,7 | 40.000 |
FN4AEL | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
FNR5 | DEXRON 3 SINTETICO | 6,7 – 4CIL | 50.000 |
FS5AEL | MERCON 5 | 7,8 | 50.000 |
G4AEL | DEXRON 2 E | 6,8 | 50.000 |
G4AHL | DEXRON 2 E | 6,8 | 50.000 |
GF4AEL | DEXRON 2 E | 6,8 | 50.000 |
JF404-E | DEXRON 2 E | 7,8 | 50.000 |
JF405-E | DEXRON 3 SINTETICO | 4,8 | 50.000 |
JF506-E | DEXRON 3 SINTETICO | 7,8 | 50.000 |
JR403-E | DEXRON 2 E | 6,7 | 50.000 |
KM-170 | DEXRON IIE | 6,7 | 40.000 |
KM-171.2 | DEXRON IIE | 6,7 | 40.000 |
KM-172 | DEXRON IIE | 6,7 | 40.000 |
KM-175 | CASTROL TQM SP III | 6,7 | 40.000 |
KM-176.5 | CASTROL TQM SP III | 6,7 | 40.000 |
L3N71-B | DEXRON IIE | 7,8 | 50.000 |
L4N71-B | DEXRON IIE | 7,8 | 50.000 |
M4VA | DEXRON IIE | 6,9 | 50.000 |
M5HA | DEXRON IIE | 6,9 | 50.000 |
M7WA | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
MB1 | MERCON II | 6,7 | 50.000 |
MD300 | MERCON II | 6,5 | 50.000 |
MJ3 | MERCON II | 6,7 | 50.000 |
MLYA | DEXRON IIE | 9,7 | 50.000 |
MPJA | DEXRON IIE | 6,7 | 50.000 |
MPWA | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
MPXA | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
MPZA | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
MT2A | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
MTTA | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
MULTITRONIC CVT | VW/AUDI | 7,5 | 100.000 |
MX17 | DEXRON IIE | 7,7 | 50.000 |
MY8A | DEXRON IIE | 8,4 | 50.000 |
N4AHL | DEXRON IIE | 6,4 | 50.000 |
PX4B | DEXRON IIE | 6,8 | 50.000 |
R4AXEL | DEXRON IIE | 7,9 | 50.000 |
RE4R01A | DEXRON IIE | 7,9 | 50.000 |
RE5R05A | ESSO LT 71141 | 9,8 | 100.000 |
RL4F034A | DEXRON IIE | 7,6 | 50.000 |
RL4R01A | DEXRON IIE | 8,5 | 100.000 |
S4XA | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
SLXA | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
SR410 | DEXRON IIE | 4,8 | 100.000 |
TF6/TF8 | MOPAR | 7,9 | 50.000 |
TH125C/3T40 | DEXRON IIE | 8,5 | 50.000 |
TH180-C | DEXRON IIE | 9,7 | 50.000 |
TH200-4R | DEXRON IIE | 9,7 | 50.000 |
TH200-C | DEXRON IIE | 9,5 | 50.000 |
TH325 | DEXRON IIE | 9,5 | 50.000 |
TH350 | DEXRON IIE | 9,4 | 50.000 |
TH400 | DEXRON IIE | 12,0 | 50.000 |
TH425 | DEXRON IIE | 11,5 | 50.000 |
TH440 | DEXRON IIE | 7,4 | 50.000 |
TH700 | DEXRON IIE | 6,8 | 50.000 |
U140E | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
U150 | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
U151F | DEXRON IIE | 6,7 | 50.000 |
U341E | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
V4A51/V5A51 | TQM SP III Castrol | 8,9 | 40.000 |
V4AW2 | DEXRON IIE | 8,7 | 40.000 |
V4AW4 | TQM SP III Castrol | 7,8 | 40.000 |
VW003 | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
VW010 | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
VW01J | FLUIDO AUDI/VW | 8,4 | 100.000 |
VW01M ATÉ 1997 | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
VW01M | PENTOSIN ATF 01 | 6,5 | 100.000 |
VW 01N | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
VW01N | DEXRON IIE | 6,7 | 100.000 |
VW087 | DEXRON IIE | 6,8 | 50.000 |
VW089 | DEXRON IIE | 5,6 | 50.000 |
VW095 | DEXRON IIE | 6,5 | 100.000 |
VW096 | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
VW097 | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
NOTA: | OLEO P/ DIFERENCIAL | 0,82 A 1L | 50.000 |
W4A020 | DEXRON IIE | 8,7 | 50.000 |
W4A32-1 | DEXRON IIE | 8,5 | 50.000 |
W4A33 | DEXRON IIE | 7,6 | 50.000 |
W5A030 | DEXRON III | 8,5 | 100.000 |
W5A180 | DEXRON III | 6,7 | 100.000 |
X-TRONIC | DEXRON III SINTÉTICO | 9,8 | 100.000 |
0372L/LE | DEXRON IIE | 8,7 | 40.000 |
30RH | MOPAR II | 6,3 | 50.000 |
31-TH | MOPAR II | 5,7 | 50.000 |
32RH | MOPAR II | 6,7 | 50.000 |
3HP22 | DEXRON IIE | 7,5 | 50.000 |
3L30 | DEXRON IIE | 6,4 | 50.000 |
4F27-E | MERCON V | 6,5 | 50.000 |
4L30-E | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
4HP14 | DEXRON IIE | 5,5 | 50.000 |
4HP18 | DEXRON IIE | 6,4 | 50.000 |
4HP18-Q | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
4HP20 ETIQUETA PRETA | DEXRON IIE | 6,4 | 50.000 |
4HP20 ETIQUETA VERDE | ESSO LT71141 | 6,4 | 50.000 |
4HP22 | DEXRON IIE ou | 6,5 | 50.000 |
4HP24 | DEXRON IIE ou | 6,5 | 50.000 |
4T60 | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
4T60-E | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
4T80-E | DEXRON IIE | 9,4 | 50.000 |
4L60-E | DEXRON IIE | 7,6 | 50.000 |
4L80-E | DEXRON IIE | 9,4 | 50.000 |
4T40-E | DEXRON IIE | 6,5 | 50.000 |
42RH/RE | MOPAR II | 6,5 | 50.000 |
44RE | MOPAR II | 7,4 | 50.000 |
46RE | MOPAR II | 8,7 | 50.000 |
45RFE | MOPAR II | 8,5 | 50.000 |
4R44-E | MOPAR II | 8,5 | 50.000 |
4R100 | MERCON III | 8,5 | 50.000 |
4EAT-F | MERCON III | 6,5 | 50.000 |
4F27-E | MERCON V | 6,5 | 100.000 |
4R55-E | MERCON III | 8,6 | 50.000 |
4F50N | MERCON III | 8,7 | 50.000 |
4F50 | MERCON III | 7,6 | 50.000 |
46RH | MOPAR II | 8,7 | 50.000 |
42RLE | MOPAR II | 8,7 | 50.000 |
4EAT | MERCON III | 6,7 | 50.000 |
42LE | MOPAR II | 8,7 | 50.000 |
41TE | MOPAR II | 6,5 | 50.000 |
4HP14 | MERCON IIE | 5,7 | 50.000 |
4R70W | MERCON V | 9,7 | 100.000 |
5R110W | MERCON V | 9,7 | 100.000 |
5F31J | MERCON IV | 8,4 | 50.000 |
5R44-E | MERCON III | 8,4 | 50.000 |
5HP19 ETIQUETA PRETA | DEXRON III | 8,9 | 50.000 |
5HP19 ETIQUETA VERDE | ESSO LT71141 | 8,9 | 100.000 |
5HP18 ETIQUETA PRETA | DEXRON III | 8,5 | 100.000 |
5HP18 ETIQUETA VERDE | ESSO LT71141 | 8,5 | 100.000 |
5L40-E | DEXRON III SINTÉTICO | 7,6 | 100.000 |
5HP24 ETIQUETA PRETA | DEXRON III | 7,5 | 100.000 |
5HP24 ETIQUETA VERDE | ESSO LT71141 | 7,5 | 100.000 |
5HP30 ETIQUETA PRETA | DEXRON III | 9,3 | 50.000 |
5HP30 ETIQUETA VERDE | ESSO LT71141 | 9,3 | 100.000 |
5L50-E | DEXRON III SINTÉTICO | 6,8 | 100.000 |
5R55-E | DEXRON III SINTÉTICO | 7,4 | 100.000 |
6HP26 | ESSO LT71141 | 8,6 | 100.000 |
722.1 | DEXRON IIE | 7,5 | 50.000 |
722.3 | DEXRON IIE | 7,5 | 50.000 |
722.4 | DEXRON IIE | 7,5 | 50.000 |
722.5 ATÉ 1996 | DEXRON IIE | 7,2 | 50.000 |
722.5 1997 EM DIANTE | ESSO LT 71141 | 100.000 | |
722.6 | ESSO LT 71141 | 7,5 | 100.000 |
FIM722.7 | TITAN FUCH | 7,5 | 50.000 |