Fluido lubrificante de caixa automática

Afinal, óleo de transmissão não é tudo igual?”

Certa vez um e-mail de suporte nos perguntava se todos os ATFs (óleos de transmissão) eram a mesma coisa, pois de acordo com o frentista do posto onde ele abastece há mais de 20 anos, o que muda é só a marca.

Bem, então vamos quebrar este tabu de uma vez por todas:

Regra um: Se adicionarmos um ATF diferente da marca e características exigidas pelo fabricante da transmissão, ela pode até funcionar, em contrapartida o tempo de vida dela que vai mudar sem que ninguém perceba.

Regra dois: Se as propriedades do ATF usado, for diferente do recomendado a transmissão pode mudar seu comportamento (trancos, patinações e ruídos) e não vai existir mecânico que vai conseguir repara-la, pois não se trata de um defeito.

Regra três: Depois de colocada na caixa, é praticamente impossível se saber qual tipo de ATF foi usado, exceto pela cor exclusiva de alguns fabricantes.

Regra quatro: Saiba de antemão qual tipo é usado pelo seu carro e como verificá-lo.

Regra cinco: Não existem ATFs vitalícios, seja qual for a marca do carro.

Mas afinal para que serve o ATF?

O ATF é um fluido de multi-propósito que, dentre várias finalidades, ele:

– Resfria a transmissão;
– Limpa as peças;
– Lubrifica o sistema;
– Ajuda a transmitir força;
– Garante a pressão interna necessária;
– Inibe depósitos de verniz e impurezas;
– Protege os metais contra oxidação.

O ATF não se deteriora como o óleo do motor que com o uso é esperado ficar escuro, portanto se o fluído de sua transmissão ficar escuro, pare imediatamente pois, algo está errado!

Qualquer ATF contém ingredientes em sua fórmula que melhoram consideravelmente sua estabilidade quanto à oxidação e possui também aditivos inibidores de corrosão e borbulhamento. Com o uso e intempéries, estes aditivos e ingredientes deterioram-se causando a perda da capacidade e viscosidade do óleo. É justamente esta perda que leva a transmissão a funcionar incorretamente até quebrar. Trocar o ATF em intervalos de quilometragem de 40 a 60 mil ou a cada 2 ou 3 anos é extremamente recomendável. Os ATFs mais modernos são mais estáveis e resistentes, podem durar mais, mas também devem ser trocados.

Onde compro ATF?

Nas concessionárias da marca, nas distribuidoras de óleos, no posto de gasolina, nas oficinas especializadas, porém exija somente o que seja do mesmo tipo e aplicação, pois as características devem ser iguais ou superiores ao recomendado.

E quais são os tipos de ATF?

Ao longo dos anos sempre houve uma confusão geral sobre este assunto em função da quantidade de marcas oferecidas. Então vamos conhecer a maioria deles:

Type F – Introduzido pela Ford em 1967 e que foi usado também pela Toyota.
Type CJ – Especial para linha Ford C6. É similar ao Dexron II e não deve ser usado em carros com Type F
Type H – Mais um ATF designado pela Ford e não é igual ao Type F ou Type CJ.
Mercon – Designação atual da Ford, introduzido em 1987. É similar ao Dexron II. Substitui os fluidos Ford anteriores exceto Type F
Mercon V – É o nível mais alto da Ford atualmente. Foi introduzido em 1997 e é destinado à Ranger, Explorer V6 e Aerostar, assim como para os carros  Windstar, Taurus/Sable e Continental a partir de 1998. Não deve ser usado em veículos anteriores da Ford.
Dexron – Designação GM para o ATF de seus  veículos automáticos.
Dexron II – ATF melhorado com controle de viscosidade superior e inibidores de oxidação adicionais. Pode substituir o Dexron.
Dexron IIE – Fluído GM criado especialmente para suas primeiras transmissões eletrônicas.
Dexron III – Substitui o fluido Dexron IIE e implementa melhor controle de oxidação e corrosão. Foi desenvolvido para uso nas transmissões GM eletrônicas.
Dexron III (H) – Introduzida em 2003, é um nível superior com novos aditivos resiste a alto impacto.
Dexron III/Saturn – ATF diferenciado quimicamente para uso em veículos Saturn da divisão GM.
Dexron-IV – Sem informações até a presente data exceto que foi desenvolvido para uso em muito baixas temperaturas.
Dexron-V – Sem informações até a presente data.
Dexron-VI – Introduzido em 2006 para as transmissões GM Hydra-Matic 6L60/6L80 6-marchas com tração traseira. Pode ser usado como substituto dos ATF Dexron III e III(H).
Chrysler 7176 – Quando de sua apresentação ao mercado era o ATF versão Chrysler para seus veículos de tração dianteira (FWD)
Chrysler 7176D (ATF+2) – Introduzido em 1997, implementa aditivos que permitem circulação do fluxo em baixas temperaturas.
Chrysler 7176E (ATF+3) – Implementa melhor estabilidade para o ponto de ruptura das propriedade do ATF. Passa a usar uma base lubrificante de qualidade superior. Indicado para as caixas de 4 marchas e não deve ser substituído por ATF tipo Merkon ou Dexron exceto quando aditivados para tal.
Chrysler ATF+4 (ATE) – Introduzido em 1998, o ATF+4 é sintético e substituto do ATF+3 anterior. Usado primariamente para os veículos 2000 e 2001, pode substituir e ser usado nas transmissões anteriores, (exceto nas minivans anteriores a 1999 inclusive, equipadas com a 41TE/AE). Neste último caso o ATF+3 é o indicado por ter características que evitam a trepidação do conversor de torque em determinadas situações.

NOTA: A regra a ser seguida é a seguinte: O ATF+4 Chrysler deve ser usado sempre que a especificação do manual assim o exigir. A coloração vermelha original deste óleo não é permanente. Diferente dos outros, ele vai mudando de cor até ficar escuro e ficar marrom. Possui um odor peculiar que modifica-se com o tempo. Por este motivo com o ATF+4 original, não baseie-se na cor e odor, pois é impreciso qualquer julgamento. Use sempre a tabela de troca regular do fabricante, mas que não deve exceder a 60 mil quilômetros.

Chrysler ATF+5 – Desenvolvido para veículos a partir de 2002.

APLICAÇÕES IMPORTANTES:

BMW LT71141 ou LA2634 – ATF especialmente formulado para transmissões BMW.

Genuine Honda ZL ATF – Desenvolvido para transmissões Honda, exceto CVT.

Mitsubishi Diamond SP-II & SP-III – Fórmula especial para Mitsubishi.

Nissan J-Matic – Fórmula criada pela Nissan pra suas transmissões.
Toyota Type T, T-III & T-IV – É o fluido original desenvolvido pela fábrica para suas transmissões Lexus/Toyota.

NOTA: É fácil confundir-se com as inúmeras quantidades de fabricantes e palpiteiros sobre o assunto ATF ou fluido de transmissão automática. Preço é um fator que convida ao erro, portanto siga as especificações técnicas escritas nos rótulos e classificações SAE e API ou então use exclusivamente o óleo original de seu fabricante. Ele pode custar mais caro, mas é o único que não apresenta dúvidas. Como dito no começo deste artigo, usar o ATF errado pode diminuir consideravelmente o tempo de vida de sua transmissão.

TABELA DE APLICAÇÃO DE FLUIDOS HIDRAULICOS

OBs.: Para pesquisar rapidamente na tabela abaixo, pressione CTRL + F e use a busca de seu navegador.

 TRANSMISSÃO

 FLUIDO RECOMENDADO

 QUANTIDADE (L)

 PERIODO DE TROCA (KM)

 A140

 DEXRON 2 E

 6,5

50.000

 A140E

 DEXRON 2 E

 6,5

50.000

 A240E

 DEXRON 2 E

 6,5

50.000

 A241E

 DEXRON 2 E

 6,5

50.000

 A245F

 DEXRON 2 E

 8,7

50.000

A340E

 DEXRON 2 E

 9,3

50.000

A340F

 DEXRON 2 E

 6,5

50.000

A340H

 DEXRON 2 E

 9,3

50.000

A341E

 DEXRON 2 E

 6,7

50.000

A343F

 DEXRON 2 E

6,7

50.000

A404

 DEXRON 2 E
MOPAR

6,7

50.000

A413

DEXRON 2 E
MOPAR

6,5

50.000

A44D-E

MERCON 2

6,5

50.000

A44DL

MERCON 2

6,5

50.000

A470

DEXRON 2 E

6,8

50.000

A4BF-3

DEXRON 2 E

6,8

50.000

A4LB-1

DEXRON 2 E

6,5

50.000

A4LD

MERCON 2

8,5

50.000

A500

DEXRON 2 E
MOPAR

9,8

50.000

A518

DEXRON 2 E
MOPAR

9,8

50.000

A540E

DEXRON 2 E

7,8

50.000

A541E

DEXRON 2 E

6,5

50.000

A604

DEXRON 2 E
MOPAR

7,8

50.000

A618

DEXRON 2 E
MOPAR

8,9

50.000

A650E

DEXRON 2 E

6,5

50.000

A670

DEXRON 2 E
MOPAR

7,8

50.000

A6VA

DEXRON 2 E

7,8

50.000

AD4

DEXRON 2 E

9,5

50.000

AD8

DEXRON 2 E

6,8

50.000

AL4

RENAULT MATIC
ESSO LT71141
PENTOSIN ATF1

6,7

100.000

AOD

MERCON 2

6,7

50.000

AOD-E

MERCON 2

6,7

50.000

APXA

DEXRON 2 E

6,7

50.000

ATX

DEXRON 2 E

6,7

50.000

AW 03-72L

DEXRON 2 E

6,3

50.000

AW 03-72LE

DEXRON 2 E

6,7

50.000

AW 30-40LE

DEXRON 2 E

6,7

50.000

AW 30-80LE

DEXRON 2 E

8,7

50.000

AW 50-40LE

DEXRON 2 E

6,7

50.000

AW50-42LE

DEXRON 2 E

7,3

50.000

AW 55-50LE

DEXRON 2 E

6,7

50.000

AW 60-40LE

DEXRON 2 E

6,5

50.000

AW 70-L

DEXRON 2 E

7,8

50.000

AW 71

DEXRON 2 E

6,5

50.000

AX4N

MERCON 2

12,4

50.000

AX4S

MERCON 2

12,8

50.000

AXOD

MERCON 2

6,8

50.000

AXOD-E

MERCON 2

6,7

50.000

BOYA

DEXRON 2 E
HONDA ATF

6,5

50.000

B4RA

DEXRON 2 E
HONDA ATF

6,5

50.000

B6VA

DEXRON 2 E
HONDA ATF

6,5

50.000

B7VA

DEXRON 2 E
HONDA ATF

6,5

50.000

BW35

DEXRON 2 E
HONDA ATF

6,5

50.000

BW55

DEXRON 2 E
HONDA ATF

6,5

50.000

C3

MERCON 2

6,7

50.000

C4

MERCON 2

7,6

50.000

C5

MERCON 2

7,6

50.000

C6

MERCON 2

6,7

50.000

CD4E

MERCON 2

6,7

50.000

CVT FIT

HONDA CVTF1

7,6

50.000

E40D

MERCON 2

7,6

50.000

F3A

DEXRON 2 E

6,7

40.000

F3A21-2

DEXRON 2 E

6,7

40.000

F4A21-2

DEXRON 2 E

6,7

40.000

F4A22

DEXRON 2 E

6,7

40.000

F4A23

MERCON 2

6,5

50.000

F4A33

DEXRON 2 E

6,7

50.000

F4A42-2

CASTROL TQM SP 3

6,7

40.000

F4A51-2

CASTROL TQM SP 3

6,7

40.000

F4AEL

DEXRON 2 E

7,8

50.000

F5A51

CASTROL TQM SP 3

6,7

40.000

FN4AEL

DEXRON 2 E

6,7

50.000

FNR5

DEXRON 3 SINTETICO
RENAULT MATIC

6,7 – 4CIL
7,8 – 6CIL

50.000

FS5AEL

MERCON 5

7,8

50.000

G4AEL

DEXRON 2 E

6,8

50.000

G4AHL

DEXRON 2 E

6,8

50.000

GF4AEL

DEXRON 2 E

6,8

50.000

JF404-E

DEXRON 2 E

7,8

50.000

JF405-E

DEXRON 3 SINTETICO
RENAULT MATIC

4,8

50.000

JF506-E

DEXRON 3 SINTETICO
RENAULT MATIC
MERCON 5

7,8

50.000

JR403-E

DEXRON 2 E

6,7

50.000

KM-170

DEXRON IIE

6,7

40.000

KM-171.2

DEXRON IIE

6,7

40.000

KM-172

DEXRON IIE

6,7

40.000

KM-175

CASTROL TQM SP III

6,7

40.000

KM-176.5

CASTROL TQM SP III

6,7

40.000

L3N71-B

DEXRON IIE

7,8

50.000

L4N71-B

DEXRON IIE

7,8

50.000

M4VA

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,9

50.000

M5HA

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,9

50.000

M7WA

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,5

50.000

MB1

MERCON II

6,7

50.000

MD300

MERCON II

6,5

50.000

MJ3

MERCON II

6,7

50.000

MLYA

DEXRON IIE
HONDA ATF

9,7

50.000

MPJA

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,7

50.000

MPWA

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,5

50.000

MPXA

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,5

50.000

MPZA

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,5

50.000

MT2A

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,5

50.000

MTTA

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,5

50.000

MULTITRONIC CVT

VW/AUDI
G 052 180 A2
Óleo sintético 70W80
aproxim. 1,3 litros

7,5

100.000

MX17

DEXRON IIE
HONDA ATF

7,7

50.000

MY8A

DEXRON IIE
HONDA ATF

8,4

50.000

N4AHL

DEXRON IIE

6,4

50.000

PX4B

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,8

50.000

R4AXEL

DEXRON IIE

7,9

50.000

RE4R01A

DEXRON IIE

7,9

50.000

RE5R05A

ESSO LT 71141
PENTOSIN ATF1

9,8

100.000

RL4F034A

DEXRON IIE

7,6

50.000

RL4R01A

DEXRON IIE

8,5

100.000

S4XA

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,5

50.000

SLXA

DEXRON IIE
HONDA ATF

6,5

50.000

SR410

DEXRON IIE

4,8

100.000

TF6/TF8

MOPAR

7,9

50.000

TH125C/3T40

DEXRON IIE

8,5

50.000

TH180-C

DEXRON IIE

9,7

50.000

TH200-4R

DEXRON IIE

9,7

50.000

TH200-C

DEXRON IIE

9,5

50.000

TH325

DEXRON IIE

9,5

50.000

TH350

DEXRON IIE

9,4

50.000

TH400

DEXRON IIE

12,0

50.000

TH425

DEXRON IIE

11,5

50.000

TH440

DEXRON IIE

7,4

50.000

TH700

DEXRON IIE

6,8

50.000

U140E

DEXRON IIE

6,5

50.000

U150

DEXRON IIE

6,5

50.000

U151F

DEXRON IIE

6,7

50.000

U341E

DEXRON IIE

6,5

50.000

V4A51/V5A51

TQM SP III Castrol

8,9

40.000

V4AW2

DEXRON IIE

8,7

40.000

V4AW4

TQM SP III Castrol

7,8

40.000

VW003

DEXRON IIE

6,5

50.000

VW010

DEXRON IIE

6,5

50.000

VW01J

FLUIDO AUDI/VW
03.768.000/25

8,4

100.000

VW01M ATÉ 1997

DEXRON IIE

6,5

50.000

VW01M

PENTOSIN ATF 01
ESSO 71141

6,5

100.000

VW 01N

DEXRON IIE

6,5

50.000

VW01N

DEXRON IIE

6,7

100.000

VW087

DEXRON IIE

6,8

50.000

VW089

DEXRON IIE

5,6

50.000

VW095

DEXRON IIE

6,5

100.000

VW096

DEXRON IIE

6,5

50.000

VW097

DEXRON IIE

6,5

50.000

NOTA:
CAMBIOS
VW / AUDI

OLEO P/ DIFERENCIAL
SEPARADO
70W80 SINTETICO

0,82  A  1L

50.000

W4A020

DEXRON IIE

8,7

50.000

W4A32-1

DEXRON IIE

8,5

50.000

W4A33

DEXRON IIE

7,6

50.000

W5A030

DEXRON III

8,5

100.000

W5A180

DEXRON III

6,7

100.000

X-TRONIC

DEXRON III SINTÉTICO

9,8

100.000

0372L/LE

DEXRON IIE

8,7

40.000

30RH

MOPAR II

6,3

50.000

31-TH

MOPAR II

5,7

50.000

32RH

MOPAR II

6,7

50.000

3HP22

DEXRON IIE

7,5

50.000

3L30

DEXRON IIE

6,4

50.000

4F27-E

MERCON V
DEXRON III

6,5

50.000

4L30-E

DEXRON IIE

6,5

50.000

4HP14

DEXRON IIE
DEXRON III

5,5

50.000

4HP18

DEXRON IIE
DEXRON III

6,4

50.000

4HP18-Q

DEXRON IIE
DEXRON III

6,5

50.000

4HP20 ETIQUETA PRETA

DEXRON IIE

6,4

50.000

4HP20 ETIQUETA VERDE

ESSO LT71141
PENTOSIN ATF1

6,4

50.000

4HP22

DEXRON IIE ou
DEXRON III

6,5

50.000

4HP24

DEXRON IIE ou
DEXRON III

6,5

50.000

4T60

DEXRON IIE

6,5

50.000

4T60-E

DEXRON IIE

6,5

50.000

4T80-E

DEXRON IIE

9,4

50.000

4L60-E

DEXRON IIE

7,6

50.000

4L80-E

DEXRON IIE

9,4

50.000

4T40-E

DEXRON IIE

6,5

50.000

42RH/RE

MOPAR II

6,5

50.000

44RE

MOPAR II

7,4

50.000

46RE

MOPAR II

8,7

50.000

45RFE

MOPAR II

8,5

50.000

4R44-E

MOPAR II

8,5

50.000

4R100

MERCON III

8,5

50.000

4EAT-F

MERCON III

6,5

50.000

4F27-E

MERCON V

6,5

100.000

4R55-E

MERCON III

8,6

50.000

4F50N

MERCON III

8,7

50.000

4F50

MERCON III

7,6

50.000

46RH

MOPAR II

8,7

50.000

42RLE

MOPAR II

8,7

50.000

4EAT

MERCON III

6,7

50.000

42LE

MOPAR II

8,7

50.000

41TE

MOPAR II

6,5

50.000

4HP14

MERCON IIE

5,7

50.000

4R70W

MERCON V

9,7

100.000

5R110W

MERCON V

9,7

100.000

5F31J

MERCON IV

8,4

50.000

5R44-E

MERCON III

8,4

50.000

5HP19 ETIQUETA PRETA

DEXRON III

8,9

50.000

5HP19 ETIQUETA VERDE

ESSO LT71141
PENTOSIN ATF1

8,9

100.000

5HP18 ETIQUETA PRETA

DEXRON III

8,5

100.000

5HP18 ETIQUETA VERDE

ESSO LT71141
PENTOSIN ATF1

8,5

100.000

5L40-E

DEXRON III SINTÉTICO

7,6

100.000

5HP24 ETIQUETA PRETA

DEXRON III

7,5

100.000

5HP24 ETIQUETA VERDE

ESSO LT71141
PENTOSIN ATF1

7,5

100.000

5HP30 ETIQUETA PRETA

DEXRON III
SHELL LA 2634

9,3

50.000

5HP30 ETIQUETA VERDE

ESSO LT71141
PENTOSIN ATF1

9,3

100.000

5L50-E

DEXRON III SINTÉTICO

6,8

100.000

5R55-E

DEXRON III SINTÉTICO

7,4

100.000

6HP26

ESSO LT71141
PENTOSIN ATF1

8,6

100.000

722.1

DEXRON IIE

7,5

50.000

722.3

DEXRON IIE

7,5

50.000

722.4

DEXRON IIE

7,5

50.000

722.5 ATÉ 1996

DEXRON IIE

7,2

50.000

722.5 1997 EM DIANTE

ESSO LT 71141
PENTOSIN ATF 1

100.000

722.6

ESSO LT 71141
PENTOSIN ATF 1

7,5

100.000

FIM722.7

TITAN FUCH

7,5

50.000